fbpx

Seja um Empreendedor de sucesso como Mark Zuckerberg


Empreendedorismo Inspiração
13 jun 2017 | Hiro


Mark Zuckerberg, nascido em White Plains, condado de Westchester no estado de Nova York. Ganhador de vários prêmios em ciências da astronomia, física e matemática quando ainda estava na escola. Considerado um prodígio por seus professores. Mark criou em 2004 a rede social mais utilizada em todo o mundo, o Facebook. O que começou como uma diversão na faculdade, se tornou uma das ferramentas mais utilizadas para a conexão de pessoas e divulgação de marcas e empresas. Com toda essa experiência, podemos tirar muitas lições para que você seja um empreendedor de sucesso assim como ele!

Um Diploma Não te Define

Em Setembro de 2002, Mark ingressou na Universidade Harvard, estudando Psicologia e Ciência da Computação, na qual largaria algum tempo depois. Ele dizia que o conteúdo ensinado não o ajudaria em sua carreira. Não existe um certo ou errado quando tratamos desse assunto. Mas mostra que o diploma não é tudo, e que existem outras formas de se buscar conhecimento. Aqui você pode ver uma entrevista em vídeo com Mark antes do Facebook ficar famoso.

Mark sempre gostou de pessoas com amor pelo que fazem, e era o que ele priorizava ao contratar um funcionário  para sua empresa. Seu currículo não se baseia apenas no seu diploma, é preciso muito mais que isso, e sempre acreditar e ter amor pelo que faz, principalmente quando falamos em empreendedorismo.

Paixão Pelo que Faz

Zuckerberg teve contato com computadores e softwares quando ainda era jovem e frequentava o Ensino Médio. Teve aulas de Programação Básica com seu pai, e com um desenvolvedor de softwares chamado David Newman. Durante esse período desenvolveu ferramentas simples de comunicação e reprodução de músicas como o "ZuckNet" e o "Synapse Media Player". Mostrando-se um excelente empreendedor desde jovem, e que transbordava paixão pelo que fazia.

Quando alguém tem paixão pelo que faz, é necessário acreditar naquilo e trabalhar arduamente para que dê certo. Sempre buscar conhecimento e valorizar o que já foi adquirido.

Não ter Medo de Tentar

Mark, ao longo de sua trajetória pessoal e profissional, com o Facebook, foi alvo de diversas críticas e reclamações por parte dos usuários. A rede social contou com diversas modificações, mostrando que inovação é um ponto forte de Zuckerberg.

Acreditar que toda mudança vêm para o bem, é um dos pilares do empreendedorismo e essencial para que você seja um empreendedor de sucesso. É sempre bom ouvir o cliente, mas manter o equilíbrio e inovar mesmo com a força de resistência, é mais importante ainda. É preciso saber quando insistir e quando deixar uma ideia de lado.

Valorizar as Pessoas

O Facebook sempre foi conhecido pelo seu modelo inovador de emprego. Além de o diferenciar de muitas empresas, oferece liberdade a seus funcionários. Os colaboradores têm a liberdade de se dedicar a novos projetos, mantendo-os sempre motivados. O interessante é que os projetos podem ou não ter ligação com a rede social.

Essa atitude de Mark busca manter os colaboradores sempre motivados a buscar soluções inovadoras para a empresa.

Descentralização do Poder

A impressão que ficou até agora, é a de que Mark toma toma as decisões sozinho em sua empresa. Apesar de ser o nome mais lembrado do Facebook, as decisões não cabem só a ele. Os investidores tem uma voz muito ativa, e que cresce cada vez mais. Essa descentralização busca a abertura de espaço para novas ideias.

Sheryl Sandberg é outro nome muito falado no Facebook. Junto com Mark, eles formam um dupla que busca complementar o trabalho do outro. Enquanto Mark é bom em formular ideias, Sheryl sabe como as botar em prática. Você pode assistir aqui o discurso de Mark em Harvard.

Qual das lições de Mark você acredita ser a mais importante? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários.

Gostaria de ver mais? Leia agora nosso artigo sobre Inclusão Digital - Melhor forma de inclusão econômica.

 

 


Comentários

  1. […] mais filmes. O lucro com certeza tinha uma grande importância, mas o que ele realmente gostava e fazia por paixão, era entreter as […]

  2. […] Gostaria de ver mais? Leia agora nosso artigo "Seja um Empreendedor de Sucesso como Mark Zuckerberg". […]

  3. […] já dito aqui no blog, inovar e acreditar que as mudanças vêm para o bem é um dos pilares do empreendedorismo. Um gestor e empreendedor tem que saber quando vale a pena […]

  4. […] de graduação no MIT, onde se formou em física e engenharia elétrica. Já Musk, aos 11 anos criou seu próprio vídeo game, chamado de Blastar. Mais tarde foi vendido por 500 dólares para uma empresa sul-africana. Desde […]

  5. […] Existirão situações em que a maioria das pessoas vão reclamar e criticar suas ações. A solução para esse caso se mantém a mesma: foco e motivação sempre. Acreditar que toda mudança ou ação vem para o bem. […]


Comente


Artigos Relacionados


Como Ganhar Dinheiro Sendo Menor – 15 Maneiras Diferentes

Como ganhar dinheiro sendo menor de 18 anos? Esta é uma pergunta que milhares de jovens fazem todos os meses […]

Por que ensinar empreendedorismo nas escolas?

Veja qual o impacto de ensinar empreendedorismo nas escolas pode ter no desenvolvimento da criança e adolescente, seja você professor, […]

Aprendizagem socioafetiva: o entusiasmo na educação

As habilidades socioafetivas são tão importantes quanto o aprendizado em português e matemática para compor uma sociedade com bons cidadãos. […]


Conheça nossa Plataforma Gamificada de Inovação e Empreendedorismo


× Posso ajudar?