Aprendizagem socioafetiva: o entusiasmo na educação


Empreendedorismo Sem categoria
01 jul 2018 | Sarah Santos


As habilidades socioafetivas são tão importantes quanto o aprendizado em português e matemática para compor uma sociedade com bons cidadãos.

As salas de aulas precisam de um modelo de aprendizado em que os alunos sintam-se inclinados a competição, de maneira cordial e respeitosa com seus colegas e professores e abertos para construir o conhecimento junto de seus tutores. Através do aprendizado socioafetivo, estudantes e professores experimentam uma experiência

Senso de Comunidade

Nesta modalidade de aprendizado, alunos e professores participam da construção do conhecimento com o objetivo de entender e administrar emoções de maneira positiva, para provocar indivíduos entusiasmados pela equipe, com empatia e respeito pelo outro.

 

Nós aprendemos juntos

Para que o processo de aprendizado seja efetivo, é fundamental entender que os mentores e orientadores não são os únicos detentores do conhecimento que possuem todas as respostas, mas cumprem o papel de facilitadores da aprendizagem. Desta forma, os alunos devem sentir-se engajado para inteirar a turma e contribuir em uma competição graciosa que valorize as conquistas de cada um.

 

Competição divertida

A ideia é buscar nos estudantes o compartilhamento de experiências de maneira colaborativa, proativa e independente. Eles buscam as soluções para as questões aplicadas em sala de aula com a ajuda dos mentores e apoio dos colegas. Um grupo socioafetivo pratica uma competição saudável e divertida em que as vitórias individuais são comemoradas por toda a equipe. Este tipo de aprendizado só pode ocorrer em um ambiente de respeito mútuo com atenção aos processos e não apenas aos resultados finais.

 

Perfil do mentor

O orientador de um processo de aprendizado socioafetivo deve ter a mente aberta para experiências com participação plena dos orientandos e paixão pelo ensino. Ele direciona os conhecimentos, mas recebe as contribuições dos alunos e possui equilíbrio para administrar um espaço de encorajamento e prazer dentre os participantes.

 

Vantagens do aprendizado socioafetivo

Um ambiente em que as habilidades emocionais dos participantes são trabalhadas proporciona benefícios à longo prazo. Com o espírito de equipe motivado, os alunos tornam-se responsáveis por si e pelo outro, independentes, empáticos e colaborativos com os espaços que habitarão futuramente. O professor, por sua vez, adquire flexibilidade e resiliência para coordenar grupos de maneira divertida, interessante e enriquecedora, contribuindo com os aprendizados conquistados em equipe para as próximas turmas em que lecionar.


Uma Comentário

  1. antonio toledo neto disse:

    Gostei. É uma proposta poderosa e entusiástica para o desenvolvimento pessoal.


Comente


Artigos Relacionados


A Ascenção e a queda de Sophia Amoruso, criadora de um império de vendas online

Estamos acostumados com histórias de empreendedores que começaram do zero e conquistaram seu espaço no mercado por meio de uma […]

Os Desafios da Coordenação de Escolas

A realidade de cada escola é bastante específica ao considerar aspectos pedagógicos, sociais e financeiros dos estudantes e suas famílias. […]

Professores Experimentam os Benefícios de uma Educação Empreendedora Gamificada na Prática

Alguns professores e coordenadores dos Colégios SESI do Mato Grosso do Sul foram selecionados para jogar o Simulador Gamificado que […]


Conheça nossa Plataforma Gamificada de Inovação e Empreendedorismo