Sim City e João Doria: Empreendedorismo e Gestão


Empreendedorismo Games Social
22 jun 2017 | Equipe Eu Empreendo


Sim City™ é uma série de jogos eletrônicos de simulação e administração de cidades. Nos games, o jogador é capaz de criar uma cidade do zero. Começando com a escolha do terreno e terraformação do mesmo, até a construção e gestão dos serviços básicos e bem estar da população. Em outras palavras, o jogador se torna prefeito de uma cidade. Ela pode ser parecida com Nova York, Sydney, ou até como São Paulo. Vamos entender a ligação do Sim City e João Doria, com o empreendedorismo e gestão.

Administrar não é tão fácil quanto parece

Desde sua versão mais antiga até a mais recente, Sim City te mostra que administrar uma cidade não é tão fácil quanto parece. Os problemas vão surgir, e você terá que se responsabilizar por eles. Mobilidade urbana, saneamento básico, segurança pública são apenas alguns dos fatores que você, como gestor, deve cuidar se quiser uma população feliz.

Depois de se tornar prefeito, você precisa trabalhar duro para continuar no poder. Fazer campanhas, promessas a serem cumpridas e apresentar resultados. Visar o crescimento da cidade e de sua imagem é uma característica necessária para o gestor. O foco na imagem positiva é uma ligação bem visível entre Sim City e João Doria.

Interagir e Inovar

Os games permitem também que o jogador atue diretamente em algumas funções importantes da cidade. Você pode entrar na pele de um policial, construtor civil, bombeiro, jardineirogari ou até piloto de avião! O jogador dirige e pratica a função escolhida e é recompensado ao final com dinheiro ou respeito da população. Todas de forma simples e interativa.

Como já dito aqui no blog, inovar e acreditar que as mudanças vêm para o bem é um dos pilares do empreendedorismo. Um gestor e empreendedor tem que saber quando vale a pena inovar, mesmo que existam críticas e reclamações. Em uma cidade não é diferente, existirão momentos que suas ações podem não satisfazer a população. Mas se valerem a pena no futuro, as recompensas serão ainda maiores!

São nos momentos de crise que podemos analisar a habilidade de um gestor. Enquanto jogamos os jogos da franquia, podemos nos deparar com inúmeras situações ruins que pegam o jogador de surpresa. Crises econômicas, epidemias de doenças, drogas e a resistência da oposição. Cabe a você saber o que fazer em cada um desses casos, levando sempre em conta o bem estar da população e a evolução.

Sim City e João Doria: Qual a ligação?

Ser gestor pode ser uma tarefa difícil sem conhecimento ou prática. Mesmo falando de um jogo eletrônico, se tornar um "João Doria" é um papel que demanda tempo e inúmeras tentativas. Clicando aqui você pode ver também "12 Lições Ensinadas pelos Video Games sobre Empreendedorismo". Temos também um vídeo contando sobre algumas desenvolvedoras de games brasileiras, mostrando que o mercado vem crescendo cada vez mais.

Gostaria de ver mais? Leia agora nosso artigo "O Empreendedorismo do Futuro e Elon Musk"



Comente


Artigos Relacionados


Aprendizagem socioafetiva: o entusiasmo na educação

As habilidades socioafetivas são tão importantes quanto o aprendizado em português e matemática para compor uma sociedade com bons cidadãos. […]

A Ascenção e a queda de Sophia Amoruso, criadora de um império de vendas online

Estamos acostumados com histórias de empreendedores que começaram do zero e conquistaram seu espaço no mercado por meio de uma […]

Os Desafios da Coordenação de Escolas

A realidade de cada escola é bastante específica ao considerar aspectos pedagógicos, sociais e financeiros dos estudantes e suas famílias. […]


Conheça nossa Plataforma Gamificada de Inovação e Empreendedorismo?