fbpx

Saiba como evitar a inadimplência escolar


Coordenação de escola Direção de escola Educação Empreendedorismo Escola privada Metodologia
20 dez 2018 | Hiro


Inadimplência escolar - Saiba como evitar!

A inadimplência escolar é um problema que assola todas as instituições de ensino privadas. O que dificulta na previsão de despesas e investimentos da escola, bem como aperta o fluxo de caixa mais próximo do final do ano.

 

Confira a seguir algumas dicas para evitar a inadimplência escolar e conseguir administrar essa adversidade:

 

  • Prevenção é a palavra-chave

 

Reserve o direito de prevenir a inadimplência com a consulta dos pais ou responsáveis em serviços de proteção ao crédito. Com isso, haverá mais controle, ou seja, poderá identificar o possível inadimplente e oferecer alternativas para ele realizar o pagamento.

 

  • Oferecer diversos tipos de pagamentos

 

Inclua nos serviços de pagamento a modalidade boleto bancário, débito automático (para aqueles que esquecem da data de vencimento) e cartão de crédito. Oferecer essa variedade na hora do pagamento pode ajudar o pagamento em dia.

 

  • Aumentar o engajamento dos pais ou responsáveis

 

É recomendado o uso de ferramentas que gerem um maior engajamento dos pais ou responsáveis. O aviso por mensagens de que o vencimento da mensalidade está próximo também é um meio de evitar a não realização do pagamento da mensalidade. O aplicativo para celular Avisa.aí possibilita a comunicação escolar, ou seja, há o acompanhamento dos pais e responsáveis nas aulas, notas e demais eventos da escola. É possível gerar o boleto da mensalidade no próprio aplicativo.

 

  • Programas de descontos ou facilidades para os adimplentes

 

Fazer uma bonificação, desconto, ou premiação para aqueles que estão com o pagamento em dia poderá ser um incentivo para aqueles que já pagam e para os inadimplentes.

 

  • Renegociação da dívida

 

Renegociar a dívida dos inadimplentes é uma forma de poder quitar parte da dívida, porém, sempre com o alerta de que se ocorrer a inadimplência periodicamente, a escola poderá incluir o devedor nos órgãos de proteção ao crédito.

 

  • Seja informado sobre a lei de proteção ao consumidor e demais que versam sobre o pagamento das mensalidade escolares

 

Para que não ocorra qualquer tipo de desentendimento, é bom se informar sobre as leis. Exemplo: De acordo com o artigo 5º da Lei 9870/99, a administração da escola poderá recusar a renovação da matrícula de um aluno inadimplente. (Art. 5º - Os alunos já matriculados, salvo quando inadimplentes, terão direito à renovação das matrículas, observado o calendário escolar da instituição, o regimento da escola ou cláusula contratual.)

 

Portanto, a inadimplência é um caso sério, que pode levar até a falência da instituição de ensino privada, caso não controlar a falta de pagamento, logo, deve-se ficar atento e seguir essas dicas para evitar este tipo de problema.

 

Conheça o Eu Empreendo, plataforma de ensino gamificada que fomenta o empreendedorismo nas escolas. Com este produto, você poderá desenvolver as capacidades socioemocionais dos alunos, tornando-os mais aptos e capacitados para o desenvolvimento humano, social e empreendedor.


Entre em contato conosco agora mesmo e conheça todos os benefícios que o Eu Empreendo pode gerar para sua instituição de ensino!

 



Comente


Artigos Relacionados


Conheça 5 aplicativos para escola

No meio de tanta inovação tecnológica, existem hoje no mercado aplicativos para quase tudo, de caronas até paqueras. Na área […]


Conheça nossa Plataforma Gamificada de Inovação e Empreendedorismo


× Posso ajudar?