Preciosas lições de Walt Disney sobre empreendedorismo


Empreendedorismo Inspiração
16 jun 2017 | Equipe Eu Empreendo


Conhecido por ser um dos maiores gênios da história da humanidade, Walt Disney tinha uma qualidade cobiçada por muitos. Ele sabia dar asas a imaginação. Com dezesseis anos tentou se alistar para o exército mas não conseguiu, entrando então para a Cruz Vermelha. Walt passou a primeira Guerra Mundial inteira dirigindo ambulâncias. Durante toda sua trajetória, Walt adquiriu inúmeros conhecimentos. Grande parte deles podem ser usados até hoje pelos empreendedores. Confira agora algumas das mais preciosas lições de Walt Disney sobre empreendedorismo.

Encontrar, Definir e Transmitir

Motivação era algo extremamente importante para Walt Disney. Ele acreditava que a melhor forma de motivar as pessoas era dando a elas algo em que acreditar. Walt costumava dizer que não fazia filmes para ganhar dinheiro, e sim ganhava dinheiro para fazer mais filmes. O lucro com certeza tinha uma grande importância, mas o que ele realmente gostava e fazia por paixão, era entreter as pessoas.

Em 1934, Walt já tinha a cabeça de um experiente empreendedor. mesmo após ter sofrido com a perda de seu personagem - Oswaldo, o coelho sortudo - que forá roubado por um cliente. Nesse período, ele criou nada menos que o ratinho Mickey.

Empoderamento dos Funcionários

Walt Disney idealizou a Disneyland com o propósito de criar felicidade, em 1955, mas faleceu muitos anos antes de ver o primeiro parque inaugurado. Como depois de todos esses anos a Disney continua fiel e firme em seu propósito original?

Tudo que Walt Disney fez em vida ficou de legado para que, depois de sua morte, a empresa fundada por ele preservasse suas principais ideias e continuasse crescendo apoiada na visão e nos valores de seu empreendedor. Fazer com que os colaboradores trabalhem juntos para entregar felicidade faz toda a diferença. Eles chamam isso de "cultura de cuidado".

Saiba o que os Clientes Querem

Na Disney, colaboradores são “membros do elenco” e clientes são “convidados”. E como defendia Walt Disney, convidados são pessoas com quem devemos nos relacionar “cara a cara”, não apenas por pesquisas ou, como costuma acontecer atualmente, via internet.

A companhia preza muito pelas ferramentas de pesquisa ao cliente, os meios mais utilizados são: Pesquisa "cara a cara", Comunicação com os convidados, Site e Mídias sociais e a Opinião dos Colaboradores. Essa talvez uma das mais preciosas lições de Walt Disney sobre empreendedorismo.

É fato que Walt Disney foi um dos maiores empreendedores da história da humanidade. As preciosas lições de Walt Disney sobre empreendedorismo, são essenciais a todos que querem crescer como empreendedores. Com seus ideais de liberdade e criatividade, seus parques e filmes são conhecidos até hoje. Você pode conhecer mais sobre a história de Walt antes de se tornar famoso no filme "Walt Antes do Mickey" (Walt Before Mickey). Pode também assistir a esses dois vídeos: um mostra um tour pela Disneyland e o outro conta 11 coisas que você talvez não saiba sobre Walt Disney.

É possível também adquirir o livro "Criando Magia - 10 Estratégias de Liderança Desenvolvidas ao Longo de Uma Vida na Disney". Escrito por Lee Cockerell, Ex-vice-presidente executivo do Walt Disney World Resort.

Gostaria de ver mais? Leia agora nosso artigo sobre 20 Filmes (ou séries) que quem curte Empreendedorismo Social deveria ver no Netflix (ou no Youtube).

 


Uma Comentário

  1. Pedro Gonzales disse:

    Muito bacana essa história!

    Por isso é tão interessante o compartilhamento de conhecimento.

    Uma dica que eu deixo é a plataforma Real Networking (www.realnetworking.com.br).

    É um site de troca de conhecimentos e experiências entre empresas.
    Ele pode ser utilizado gratuitamente e tem muitas empresas bacanas já.


Comente


Artigos Relacionados


Aprendizagem socioafetiva: o entusiasmo na educação

As habilidades socioafetivas são tão importantes quanto o aprendizado em português e matemática para compor uma sociedade com bons cidadãos. […]

A Ascenção e a queda de Sophia Amoruso, criadora de um império de vendas online

Estamos acostumados com histórias de empreendedores que começaram do zero e conquistaram seu espaço no mercado por meio de uma […]

Os Desafios da Coordenação de Escolas

A realidade de cada escola é bastante específica ao considerar aspectos pedagógicos, sociais e financeiros dos estudantes e suas famílias. […]


Conheça nossa Plataforma Gamificada de Inovação e Empreendedorismo