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Os Desafios da Coordenação de Escolas


Coordenação de escola Educação Empreendedorismo
01 mar 2018 | Hiro


A realidade de cada escola é bastante específica ao considerar aspectos pedagógicos, sociais e financeiros dos estudantes e suas famílias. Para definir políticas, investimentos e ações da instituição, o coordenador age em prol da maioria dos alunos. De acordo com a Revista Educação, o papel do coordenador pedagógico se concentra em: criar condições para que os professores trabalhem coletivamente, formar docentes por meio de capacitações em suas áreas específicas e ajuda-lo a refletir sobre a prática de suas atividades.

 

Experiências de Coordenação

Para o coordenador da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues, José Paulo, o trabalho do coordenador ou diretor da escola consiste em articular os segmentos da escola de forma democrática. Desta forma, sua missão é unir interesses dos alunos, professores, funcionários administrativos e comunidade externa, ele afirma, “nosso objetivo é mediar o trabalho pedagógico da instituição”.

Como coordenador de uma escola pública, José Paulo enxerga como principal dificuldade a falta de estrutura e escassez de recursos. “por outro lado, temos a questão das drogas e violência, o que envolve a escola”, o coordenador complementa, a realidade da vida dos estudantes interfere no aprendizado e deve ser considerada pela direção.

 

Missão da Coordenação

José Paulo ocupa o cargo há mais de cinco anos e aprimorou suas técnicas com a prática da profissão. Hoje, reconhece que as missões de um coordenador vão além da mediação das relações da escola. “O objetivo da gestão pedagógica é fazer um trabalho que estimule o desenvolvimento dos jovens. Para inspirar um jovem, o profissional deve acreditar nele mesmo. Buscar sempre aprender e se capacitar”, o docente alega.

Por administrar uma escola de ensino médio, a idade dos estudantes também deve ser considerada em sua gestão. A juventude busca influências para seguir e a escola exerce um papel fundamental nesta fase. De acordo com José, “o ensino médio deve difundir e propagar valores éticos de solidariedade, participação, para que possam ser um cidadão preparado tanto para a faculdade quanto para o mercado de trabalho”.

Para alcançar valores por meio do aprendizado, a coordenação da escola pode incentivar seus estudantes utilizando meios alternativos. A Plataforma Eu Empreendo estimula as potencialidades dos jovens com conteúdos relacionados a empreendedorismo através da educação a distância. Desta forma, o jovem pode ter acesso às aulas no contraturno do período letivo e adquirir conhecimentos extracurriculares de forma prática.



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