fbpx

Inclusão Digital – Melhor Forma de Inclusão Econômica


Empreendedorismo Inspiração Sem categoria
05 dez 2016 | Hiro


Você tem noção do poder transformador da Inclusão Digital?

Na realidade todo o negócio baseado em TI (Tecnologia da Informação) tem vocação para gerar renda com baixo investimento.

Um computador e uma boa ideia, e já temos a semente de uma startup, sem a necessidade de estoque de matérias-primas e produtos acabados, investimentos em instalações e máquinas industriais e criar toda uma logística de transporte para a distribuição.

A Índia, um país bastante desigual, já está trabalhando nesta forma de alavanca social. Estive lá em 2012, e fiquei impressionado com a cartilha das escolas primárias. Os alunos são alfabetizados no idioma local, no caso o Tamil, em Inglês e em linguagem de computação.

inclusão digital

Desde muito novos aprendem comandos lógicos com if-then, go to, entre outros.

Talvez por isso 1/3 dos funcionários da Microsoft sejam indianos, assim como vários líderes em empresas de tecnologia, como o CEO do Google.

Quantos casos você conhece de empresas que valem uma fortuna e que foram criadas a partir de um único computador e uma pessoa talentosa e preparada?

Ou pessoas que estão conseguindo mudar a sua realidade aliando criatividade com a tecnologia.

Como o caso do Augusto Vieira, que com 16 anos, e apenas 12 reais iniciou sua startup na periferia de uma capital brasileira, para localizar cachorros perdidos. Veja esta história de superação nesta entrevista.

Com esta filosofia em mente é que foi desenhada a metodologia do Projeto Empreendendo, que visa desenvolver o empreendedorismo em jovens de escolas públicas.

Durante um período, alunos selecionados são preparados com aulas relacionadas a como construir, impulsionar e administrar um negócio.

Inclusão Digital Com Conhecimento Aplicado e Ferramentas de Trabalho:

Ao final das turmas, os alunos que se destacam recebem como prêmios: notebooks, bolsas em universidades e cursos de inglês.

Até hoje, já formamos 4 turmas no Paraná e 1 no Mato Grosso do Sul, e queremos levar o Empreendendo no formato EAD para todo o País.

inclusão digital

Se você quiser participar deste movimento que vai transformar a vida de milhares de adolescentes de escolas públicas, capacitando jovens talentosos que vivem em áreas de risco, clique aqui e veja como colaborar.

Ao compartilhar este artigo você também estará fazendo a sua parte, espalhando sementesque renderão bons frutos.


Uma Comentário

  1. […] Gostaria de ver mais? Leia agora nosso artigo sobre Inclusão Digital - Melhor forma de inclusão econômica. […]


Comente


Artigos Relacionados


Aprendizagem socioafetiva: o entusiasmo na educação

As habilidades socioafetivas são tão importantes quanto o aprendizado em português e matemática para compor uma sociedade com bons cidadãos. […]

A Ascenção e a queda de Sophia Amoruso, criadora de um império de vendas online

Estamos acostumados com histórias de empreendedores que começaram do zero e conquistaram seu espaço no mercado por meio de uma […]

Os Desafios da Coordenação de Escolas

A realidade de cada escola é bastante específica ao considerar aspectos pedagógicos, sociais e financeiros dos estudantes e suas famílias. […]


Conheça nossa Plataforma Gamificada de Inovação e Empreendedorismo


× Posso ajudar?