fbpx

20 Filmes (Ou Séries) Que Quem Curte Empreendedorismo Social Deveria Ver no Netflix (Ou no Youtube)


Empreendedorismo
05 dez 2016 | Hiro


Quer inspiração para sua ação com Empreendedorismo Social?

Se contar histórias (storytelling) é a melhor forma de influenciar alguém, o cinema é, sem dúvida, o meio mais usado atualmente para arrebatar corações e mentes em torno de ideias.

Muitos filmes e séries trazem narrativas inspiradoras de biografias que podem ser exemplos de Empreendedorismo Social, ou tradicional. Com metáforas que podem fazer refletir e abrir a mente para novas formas de consumir e produzir.

Preparamos uma lista variada com séries e filmes, alguns bem conhecidos, e outros que são um verdadeiro achado, que vão fazer você se indignar, se identificar, se inspirar, pensar e agir…

John D Rockefeller

1. Gigantes da Indústria

A primeira dica mostra o início do Empreendedorismo nos EUA, contando a história de homens como, Cornélius Vanderbilt, John D. Rockefeller, Andrew Carnegie, JP Morgan, Tomas Edson e Henri Ford, que construíram as bases da economia da maior nação capitalista que já existiu.

The Men Who Built America, que no Brasil chegou como Gigantes da Indústria, uma super bem-produzida série do The History Channel, nos mostra como foram criadas as primeiras fortunas da era industrial, e a que custo, sobretudo social. São 8 capítulos recheados de exemplos de criatividade, inovação, determinação e coragem, características fundamentais para qualquer empreendedor. Porém também revela como a ambição sem limites pode levar a ganância, e os efeitos que isto pode provocar em toda a sociedade.

Alerta de spoiler: No final, alguns destes homens percebem o dano que causaram à humanidade e tentam retribuir doando boa parte de suas fortunas. Agora imagine se esta consciência social estivesse presente no início das suas atividades, e o mindset dos primeiros grandes capitalistas tivesse influenciado de forma sustentável todo o modelo que veio depois.

O Empreendedorismo Social seria regra e não exceção.

 

na natureza selvagem

2. Na Natureza Selvagem

Em contraponto à primeira dica, Na Natureza Selvagem (Into the Wild) é uma ácida crítica ao acúmulo de bens e à vida de aparência para a sociedade.

O filme já vale a pena somente pelas belas paisagens do Grand Canion até o Alaska, e pela belíssima trilha sonora composta por Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam. Se não viu o filme, com certeza já ouviu alguma das músicas em qualquer matéria do Esporte Espetacular sobre surf, skate ou história de superação.

É uma obra para quebrar paradigmas… No meu caso, abriu espaço para o Empreendedorismo Social.

 

3 idiotas

3. Três Idiotas

Filme indiano com a maior bilheteria de estreia, superando Quem Quer Ser Um Milionário, e vencedor do Bollywood Awards, principal prêmio do cinema indiano. Apesar do nome, Três Idiotas é uma comédia muito inteligente, que conta a saga de um espertíssimo empreendedor que desafia o status quo e um severo professor de uma conceituada Universidade.

Uma história suave e emocionante, com alguns clichês é verdade, mas que serve de muita inspiração para quem gosta de pensar fora da caixa.

Uma citação deste filme que pode servir de inspiração para empreendedores sociais ou não é: “Nunca corra atrás do sucesso. Alcance a excelência! Ao conquistar a excelência o sucesso correrá atrás de você.”

O filme é em hindi, com poucos trechos em inglês, e não é muito fácil encontrar versão com legendas em português, mas vale a pena perguntar em alguma locadora que ainda exista, ou dar uma busca com calma na web. Aqui tem um pequeno trecho, de um musical inserido na obra, que conta a história de um vigia noturno que era cego, com legendas em português disponível no Youtube.

Aqui você vê o filme completo com legendas em inglês.

 

walle

4. Wall-e

Animação com a qualidade dos Estúdios Pixar, que entretém, diverte, inspira e também toca na ferida do consumismo, mostrando de forma irreverente como a humanidade esbanjou os recursos naturais do planeta, e deixou a limpeza de uma Terra inabitável a cargo de um simpático robozinho.

Wall-e critica de forma bem humorada o modo de vida sedentário, e os modismos criados para estimular o consumo de qualquer tipo de produto.

Programa imperdível para todas as idades, principalmente para os pais que querem educar os filhos sobre Sustentabilidade e Empreendedorismo Social

invictus

5. Invictus

Uma habilidade fundamental a todo Empreendedor deve ser a Liderança. E a característica mais valorizada num líder é a sua habilidade de envolver as pessoas e resolver conflitos.

Agora imagine se tornar líder de uma nação que viveu décadas de conflitos raciais, em um país dividido pela cor da pele, após você ter passado 27 anos na cadeia por ser oposição ao regime anterior.

Qual seria sua reação?

Nelson Mandela uniu o país utilizando o esporte, no caso o Rugbi, a modalidade mais praticada pelos brancos na África do Sul.

Invictus é uma obra prima com belas atuações de Morgan Freeman e Matt Damon.

O poema que dá nome ao filme pode ser um mantra para todo o Empreendedor:

” Eu agradeço a todos os deuses por meu espírito invencível

Eu sou o dono do meu destino

E o Capitão da minha alma ;”

 O jogo da imitação

6. O Jogo da Imitação

Filmaço recheado de ingredientes que instigam qualquer Empreendedor Social:

  1. Cine-Biografia do Empreendedor que criou o computador (Alan Turing)
  2. Como a guerra pode ser um catalisador criativo, de onde surgiram grandes invenções, como a logística, internet, computador, entre outros (Será que estas invenções não nasceriam em tempos de paz?);
  3. O drama de quem tem que conviver com a discriminação, e é levado a tomar atitudes importantíssimas para a sua vida ao tentar fugir do preconceito;
  4. A difícil decisão de, às vezes, ter que sacrificar alguns, para a salvação da maioria e a conquista de um objetivo maior;
  5. Como já falamos em outro artigo, como a TI (Tecnologia de Informação) pode criar e gerar oportunidades surpreendentes.

Para fechar, O Jogo da Imitação tem uma ótima história, com grandes atuações, o que deixa impossível não torcer por nosso herói.

tibet

7. Sete Anos no Tibet

Muitas vezes precisamos de algum chacoalhão da vida para nos alinharmos com nossa verdadeira missão e propósito.

Fomos educados que para ser bem-sucedido é preciso estar acima dos outros. E quebrar este paradigma não é fácil.

Identifiquei muito neste filme um intercâmbio voluntário que vivi na Índia e que expandiu minha consciência, iniciando o caminho que hoje me leva ao Empreendedorismo Social.

Se uma viagem para Ásia não está nos seus planos e nem nas suas possibilidades neste momento, este filme é uma amostra como conviver com culturas totalmente diferentes é uma excelente forma de sair da zona de conforto e quebrar crenças limitantes.

Outra grande diferença entre a sua civilização e a nossa é que vocês admiram quem busca o topo a todo custo, e nós reconhecemos àquele que abandona o ego.” Frase de uma das personagens do filme, que é uma verdadeira aula de história sobre a guerra e o início da vida do Dalai Lama.

 

 jobs

8. The Crazy Ones

Steve Jobs é um exemplo, para o bem ou para o mal, para 11 em cada 10 Empreendedores.

Recentemente duas cinebiografias retrataram a vida do gênio em criar produtos que mudam o estilo de vida das pessoas.

Mas aqui não quero sugerir Jobs com Ashton Kutcher de 2013, nem o concorrente ao Oscar “Steve Jobs” de 2015.

Minha indicação é um vídeo para…”aquelas pessoas que são loucas o suficiente para acharem que podem mudar o mundo…”

Isso faz sentido para você do Empreendedorismo Social?

Bela homenagem da Apple na morte do seu fundador, que inspirou a muitos a “Pensar Diferente“.

 hugo cabret

9. A Invenção de Hugo Cabret

Mágica, o início do cinema e seres que são engenhosas máquinas, fazem parte deste ode àcriatividade, nesta bela história contada por Martin Scorsese, de um menino que vive dentro do relógio de uma Estação Ferroviária.

Além de toda a reverência a inovação, uma sutil crítica social também irá agradar você que é um Empreendedor engajado.

 avatar

10. Avatar

A conexão do homem com a natureza é a mensagem principal de mais um campeão de bilheteria do diretor James Cameron, que também é um grande exemplo de empreendedor de sucesso, afinal o segundo lugar na lista de filmes que mais faturaram também é dele com Titanic.

Uma bela metáfora para educar adultos e crianças para as questões socioambientais.

Romance, superação, a luta entre o bem o mal e todos os elementos de um blockbuster estão  neste filme.

 

zeitgeist

11. Zeitgeist

Se existisse uma Bíblia para o Empreendedorismo Social, e se ela fosse filmada em todos os seus capítulos, certamente seria algo parecido com Zeitgeist.

Zeitgeist é uma série de documentários premiados composta por três filmes de aproximadamente duas horas cada.

O primeiro capítulo vai pelo polêmico e perigoso caminho da religião e das teorias das conspirações para tentar mostrar que o que a maioria tem como verdade, nem sempre realmente é.

Creio que o Empreendedor Social irá se interessar principalmente pelo segundo e terceiro capítulos.

O segundo filme mostra em detalhes como o modelo capitalista se financia, e os problemas que um sistema baseado em dívidas acarreta.

O último episódio da série propõe soluções ao modelo atual, através de um modo de vida totalmente colaborativo e compartilhado.

Pode soar utópico e com certeza é polêmico, existem vários outros vídeos no youtube “desconstruindo ou desmascarando Zeitgeist

Vale assistir, não para tomar como verdade, mas como uma boa forma de reflexão.

 

chanel

12. Coco Antes de Chanel

Cinebiografia da estilista que rompeu padrões, criando uma nova indústria e desafiando a cultura machista da época.

Alguns empreendedores sociais mais radicais podem discordar da escolha deste filme para esta lista, em razão de hoje o nome Chanel estar altamente associado ao mundo fashion e o consumismo em excesso, estimulando trocas de guarda-roupas a cada mudança de estação.

Creio que Coco Chanel não tinha esta visão altamente capitalista, pelo menos o filme não relata isso, e sem dúvida, ela é uma mulher exemplo de ascensão social, que enfrentou os paradigmas da coletividade da época, ousando ser original, abrindo caminho para outras empreendedoras, promovendo a igualdade de gênero.

” A Moda Passa, O Estilo Permanece” Coco Chanel

 

lucy

13. Lucy

Lucy é uma ficção que eu encaro como uma profunda metáfora sobre propósito de vida. O filmese baseia no mito que o ser humano comum usa em torno de 10% de toda a capacidade do seu cérebro.

Quando a personagem principal consegue um meio de usar 100% do seu cérebro ela adquire poderes de análise e processamento de informações sobre-humanos, além de uma consciência altamente expandida e elevada.

Sem entrar no mérito se esta teoria é real ou não, faço uma analogia quando você encontra sua missão e foca as suas atividades no que o universo, destino ou a genética colocou como as suas maiores habilidades, alinhadas com seus valores e suas crenças.

Todo Empreendedor Social tem este privilégio de poder colocar todo o seu potencial em algo conectado com sua essência. E assim performar muito mais e melhor orientado e trafegando sobre a sua track.

” Entre ganhar dinheiro e mudar o mundo, por que não os dois? ”

 

a rede social

14. Rede Social

A criação do Facebook é o maior exemplo de como jovens criativos podem mudar sua situação econômica e social, sem a necessidade de investir em estoques e caras instalações.

Este é o motor que nos incentiva no Projeto Empreendendo, em que preparamos jovens de escolas públicas para o empreendedorismo, premiando àqueles que se destacam com notebooks e bolsas de estudos em universidades, cursos de inglês e profissionalizantes.

Convido você a assistir esta entrevista que eu fiz com o jovem Augusto Vieira, que com 16 anos e apenas R$12,00 montou sua empresa de desenvolvimento de sites, e uma startuppara localizar cachorros perdidos por seus donos.

Em outro artigo escrevo do poder transformador da TI (Tecnologia da Informação) e como ela pode ser alavanca de inclusão social, reduzindo as desigualdades.

Por isso eu criei este blog Startup Social e convido você a conhecer nossos projetos, conteúdos e treinamentos.

Ahh… sobre o filme… é divertido e mostra como o facebook foi criado e relata os desafios para sua evolução. Vale a pena ver este vídeo da CNBS de Mark Zuckerberg novinho há 12 anos, explicando o que era o Facebook, com 100.000 usuários na época.

Rede Social também vale para enfrentar a crença limitante do complexo de vira-latas, ao mostrar que um brasileiro participou da crianção da maior startup do mundo.

 

walt antes do mickey

15. Walt Antes do Mickey

Se pesquisar no Google a palavra criatividade, com certeza vai aparecer alguma imagem relacionada a Walt Disney, são quase sinônimos.

Este filme conta a trajetória do menino que nasceu na roça e todos os desafios que ele enfrentou: como as suas diversas falências, a concorrência desleal, a falta de capital e a descrença no seu modelo de negócios.

É título obrigatório para todo Empreendedor Social, para motivá-lo a não desistir frente a qualquer adversidade. E se possível, fazer desta situação difícil, como ter que conviver com ratos em locais extremamente sujos, o seu trampolim para o sucesso.

 

À Procura da Felicidade

16. À Procura da Felicidade

Cinebiografia de Chris Gardner, estrelado por Will Smith e seu filho Jaden, que mostra o desafio de um empreendedor que acreditava em algo muito difícil de se vender.

Chis passa por sérios perrengues durante o filme e cria uma atmosfera de fantasia para que seu filho não perceba a real gravidade pelo que estão passando.

O filme é pura emoção, e se você ainda não assistiu, prepare o lenço. Se já viu, vale a pena ver de novo todo a vez que sentir a desmotivação bater à porta.

É um clássico no mundo dos Empreendedores.

 

o homem que mudou o jogo

17. O Homem que Mudou o Jogo

Este filme relata os maiores desafios que todo aquele que se envolve com Empreendedorismo Social passa:

  1. Ter que fazer muito com pouco dinheiro; (Veja como captar dinheiro para seu projeto social neste artigo aqui)
  2. Motivar pessoas desacreditadas pelo sistema;
  3. Ser desafiado ao propor algo diferente que quebra paradigmas.

O Homem que Mudou o Jogo mostra a solução para estes dilemas ao usar a gestão inteligente das estatísticas e a profissionalização da administração.

Se você quer saber como melhorar a performance da sua ONG, ou quer criar um Negócio Social e viver do seu propósito de vida, clique aqui.

 

Um Sonho Possível

 18. Um Sonho Possível

História real de uma socialite que se comove com a dureza que um gigante jovem negro e pobre passa, e decide levá-lo para morar na sua casa.

Quem é Empreendedor Social sabe o que sente a personagem de Sandra Bullock. A realização e o prazer de criar oportunidades para aqueles que, geralmente, poucas têm.

Alerta de Spoiler da Vida Real: O filme foi gravado antes Michael Oher, jogador de futebol americano no qual o filme foi inspirado, ter sido campeão do Super Bowl. Ou seja, o sucesso da bela iniciativa foi mais além.

 

A Origem

19. A Origem

Se você já viu este filme, ou o trailer aqui, pode estar se perguntando, o que uma produção sobre como cometer crimes tem a ver com Empreendedorismo Social?

Minha recomendação tem a ver com o fato desta obra ser o projeto comercial de sucesso que mais aprofunda nas entranhas da PNL, a Programação Neuro-linguística.

O diretor Christopher Nolan explora as metáforas para explicar o processo de você incutir uma mensagem na cabeça de uma pessoas, e depois de algum tempo, a pessoa tem um insight relacionado com a mensagem, e acredita de que foi dela a ideia original.

A comunicação das grandes marcas usa muito deste artifício, que é poderoso, que também deve ser dominado pelos Empreendedores Sociais para quebrar crenças limitantes da sociedade e atrair mais pessoas para seus projetos.

 

coach carter (1)

20. Coach Carter

Toda pessoa envolvida com Empreendedorismo Social acredita na capacidade e na beleza do ser humano.

Este filme, baseado numa história real, confirma que independente da origem das pessoas, se lhes é dada a oportunidade, a mágica acontece, pois temos todos a mesma essência.

“Nosso maior medo não é sermos inadequados, nosso maior medo é sermos poderosos além da conta. É nossa luz e não nossa obscuridade que mais nos apavora. Ser pequeno não serve ao mundo. Não há nada de sábio em se encolher para que as pessoas não se sintam inseguras ao seu redor… E na medida que deixarmos a nossa luz brilhar, nós inconscientemente damos a permissão para as outras pessoas fazer o mesmo…” Belo discurso de um dos alunos do Coach Carter que você pode ver aqui.

Também temos esta crença no Projeto Empreendendo, e se você quiser ver depoimentos como este, de jovens de escolas públicas do Brasil, clique aqui. Abrace esta causa com a gente.

Concorda com nossa lista de filmes para quem curte Empreendedorismo Social?

Tem algum outro filme que você assistiu, que lhe marcou e não está nesta relação?

Deixe seu comentário sobre a nossa lista e de como seria a sua.

Desta relação aqui, quantos deles você já viu?


Uma Comentário

  1. […] Gostaria de ver mais? Leia agora nosso artigo sobre 20 Filmes (ou séries) que quem curte Empreendedorismo Social deveria ver no Netflix (ou no Youtube)… […]


Comente


Artigos Relacionados


Como Ganhar Dinheiro Sendo Menor – 15 Maneiras Diferentes

Como ganhar dinheiro sendo menor de 18 anos? Esta é uma pergunta que milhares de jovens fazem todos os meses […]

Por que ensinar empreendedorismo nas escolas?

Veja qual o impacto de ensinar empreendedorismo nas escolas pode ter no desenvolvimento da criança e adolescente, seja você professor, […]

Mentes empreendedoras

Você sabe o que Steve Jobs, Stephen King, Leonardo da Vinci, Fernando Pessoa e até mesmo Pelé têm em comum? […]


Conheça nossa Plataforma Gamificada de Inovação e Empreendedorismo


× Posso ajudar?